Ecovila Jovem

Somos uma ecovila jovem, ainda em fase de crescimento e aprendizagem.

Pretendemos ter o máximo de atividades comunitárias (dispensa, lavanderia, restaurante, horta, pomar, etc), reduzindo assim a necessidade de cada um ter uma área privativa grande, otimizando o uso dos recursos e promovendo a convivência entre todos.

Enfim, somos uma ecovila jovem, com 6 anos de idade, dos quais 4 investimos em consolidar o grupo, a associação e as regras (que pessoa jurídica seremos, como resolveremos problemas de herança, etc).
Os últimos 2 anos estivemos cuidando da terra que encontramos e fazendo projetos. Agora estamos confiantes em dar o próximo passo de construir a vila.

Temos muito o que aprender ainda. Pouco sabemos sobre horta-orgânica, SAF (sistemas agro-florestais), aproveitamento e tratamento de água, construção natural, etc. Mas estamos dispostos a aprender praticando.

Atualmente estamos empolgados em começar a fazer nossas construções, trazendo oficinas e cursos para aprendermos e criarmos nossa vila, horta e pomar. Quem sabe no futuro poderemos ajudar a outros que estejam interessados em também viver com baixo impacto e de maneira mais sustentável.

Nossas últimas novidades destaques

Estamos recebendo quatro novas famílias em nosso grupo e em nossa morada. Uma família ( um casal e 2 crianças) morará conosco na casa mãe e as outras três (3 casais e 2 crianças) ocuparão nossa atual pousadinha.

Finalmente montamos um grupo de trabalho para decidir o projeto da vila para começarmos a construir nossas casas no próximo ano (2012).

Estamos com um grupo de trabalho de produção que está cultivando uma horta-orgânica e um SAF (sistema agro-florestal). Temos um membro que fará um curso na Unicamp (Campinas/SP) de plantas medicinais, já que nos ajudará na nossa roda de ervas medicinais que está desenvolvendo no gramado de casa.

 

O processo será longo, já que a maioria do grupo vive de atividades fora da ecovila. Eu por exemplo, sou Analista de Tecnologia da Informação na UFSCar, simplificando, cuido de computadores (tudo a ver com minha proposta de vida, não!?!).
Bom, olhando pelo lado positivo, se eu que sou da Computação estou envolvida com isso, porque você não poderia também se envolver na busca de uma vida mais sustentável !?!