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Automóvel
Sendo o segundo item mais valioso que um cidadão comum compra
em toda a sua vida (depois da casa), esta opção de transporte
é muito valorizada pelas propagandas de seus fabricantes. Mas,
considerando seu impacto no mundo e que o automóvel é
justamente o problema central dos transportes, no lugar de solução
(repare no próximo congestionamento que pegar...) não
deveríamos reavaliar esta opção?

Você sabia que...
- Uma cidade normal tem 1/3 de sua área coberta por asfalto?
Imagine quantas quadras de esporte e parques não dá
isso!
- Se você mora em apartamento, já pensou no quanto
o seu quarto poderia ser melhor caso você pudesse incorporar
a área da vaga do seu carro?
- Na cidade de São Paulo existe um automóvel para
cada dois cidadãos? Quase 1.000 carros são emplacados
diariamente nesta cidade. (1)
- Em Los Ângeles existe mais espaço asfaltado do que
ocupado por residências e comércio (1)?
- Estima-se que dez bilhões de dólares foram gastos
em 1997 com combustível e tempo consumidos em engarrafamentos
na cidde de São Paulo, segundo o Instituto de Engenharia
de são Paulo(1)? Inferimos então que cada cidadão
com carro gastou US$ 2.000 para se locomover neste ano (foram-se
as férias na Europa!).
- Segundo o departamento nacional de trânsito existem (1):
- 20 milhões de carros registrados no Brasil
- 300 mil ônibus que são responsáveis por
90% dos passageiros transportados (!)
- (nos EUA foram vendidos 8,5 milhões de carros só
em 1996 - Automotive Eng., nov 1997)
- Em São Paulo há um ônibus para 83 carros
(1)
- Velocidade média do trânsito paulista (1):
- 45 km/h em 1992
- 32 km/h em 1995
- Para se deslocar, um ciclista gasta cerca de 300 Watts. Um carro
(Uno) tem uma potência de 42.500 W (Folha de SPaulo, 16 nov
1997). Em velocidade cruzeiro um carro gasta 6.000 Watts, dos quais
apenas 13,6% são realmente usados na locomoção.
O resto é barulho, calor, arrasto. (Popular Science, junho
1994)
(1) Revista Cidades número 15 artigo "Parou por que?".
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