T.O.D. - transit-oriented design ou
design orientado ao transporte público
Data: Wed, 28 Apr 2004 11:19:34 -0300
De: lista bicicletada@yahoogrupos.com.br
Amigos ciclistas,
repasso mensagem do Pedro Palazzo (que comenta aquele artigo do
Renato Janine sobre o excesso de automóveis nas cidades
e a relação disto com inclusão social).
Pedro Palazzo é arquiteto e urbanista. A
mensagem dele vai nesta direção e indica páginas
européias muito interessantes sobre planejamento urbano.
Obrigado e saudações do
Denir
de Brasília (DF)-----Mensagem original-----
De: Pedro P.Palazzo
Enviada em: terça-feira, 27 de abril de 2004 12:54
Assunto: Re: as cidades e os automoveis
Denir,
Este artigo está coberto de razão. O "automobilismo
selvagem" destruiu as cidades americanas, seja porque os
centros foram desfigurados para acomodar os carros particulares
em números cada vez maiores, seja porque com o automóvel
as pessoas foram morar nos subúrbios chiques e simplesmente
deixaram de lado a saudável densidade urbana, que virou
um amontoado de cortiços.
Dos anos 70 para cá, nós brasileiros,
especialistas em xingar os americanos pela frente e macaqueá-los
pelas costas, fizemos a mesma coisa, com os bairros ricos e condomínios
fechados se espalhando cada vez mais longe do centro das cidades.
Por outro lado, a criação de ruas
pedestres nem sempre dá certo, especialmente nos centros
de cidades, onde o comércio *gosta* de trânsito.
Nos Estados Unidos, a solução que encontraram é
o
"transit-oriented design" ("design orientado ao
transporte público"), uma opção interessante
para integrar economicamente os centros históricos, onde
a falta de espaço para todos os que andam de automóvel
corre o risco de asfixiar a vitalidade do bairro. Se alguém
estiver interessado, posso enviar o paper "The Returning
City: Historic Preservation and Transit in the Age of Civic Revival",
que trata do papel do t.o.d. na preservação de centros
históricos.
Na Europa essa tendência está mais
do que bem articulada como uma proteção não
apenas das cidades históricas, mas também do caráter
tradicional da área rural à sua volta contra a suburbanização.
Há grupos muito fortes que conseguiram institucionalizar
políticas nessa direção, como A
Vision of Europe (http://www.avoe.org), o Conselho
Europeu dos Urbanistas (http://www.ceu-ectp.org) e o Conselho
para o Urbanismo Europeu (http://www.ceunet.org).
Ou seja: enquanto o mundo civilizado já
se tocou que construir viadutos e estacionamentos não resolve
o problema dos automóveis e que a segregação
de usos é uma praga do trânsito, nós aqui
continuamos a aplicar o receituário modernista dos anos
50 e 60... Depois ficam querendo resolver os problemas dos centros
históricos sem resolver a questão do transporte
na região urbana como um todo.
Pedro.