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O que encalha a vida?

T.O.D. - transit-oriented design ou
design orientado ao transporte público

Data: Wed, 28 Apr 2004 11:19:34 -0300
De: lista bicicletada@yahoogrupos.com.br

Amigos ciclistas,
repasso mensagem do Pedro Palazzo (que comenta aquele artigo do Renato Janine sobre o excesso de automóveis nas cidades e a relação disto com inclusão social).

Pedro Palazzo é arquiteto e urbanista. A mensagem dele vai nesta direção e indica páginas européias muito interessantes sobre planejamento urbano.

Obrigado e saudações do
Denir


de Brasília (DF)-----Mensagem original-----
De: Pedro P.Palazzo
Enviada em: terça-feira, 27 de abril de 2004 12:54
Assunto: Re: as cidades e os automoveis

Denir,
Este artigo está coberto de razão. O "automobilismo selvagem" destruiu as cidades americanas, seja porque os centros foram desfigurados para acomodar os carros particulares em números cada vez maiores, seja porque com o automóvel as pessoas foram morar nos subúrbios chiques e simplesmente deixaram de lado a saudável densidade urbana, que virou um amontoado de cortiços.

Dos anos 70 para cá, nós brasileiros, especialistas em xingar os americanos pela frente e macaqueá-los pelas costas, fizemos a mesma coisa, com os bairros ricos e condomínios fechados se espalhando cada vez mais longe do centro das cidades.

Por outro lado, a criação de ruas pedestres nem sempre dá certo, especialmente nos centros de cidades, onde o comércio *gosta* de trânsito. Nos Estados Unidos, a solução que encontraram é o
"transit-oriented design" ("design orientado ao transporte público"), uma opção interessante para integrar economicamente os centros históricos, onde a falta de espaço para todos os que andam de automóvel corre o risco de asfixiar a vitalidade do bairro. Se alguém estiver interessado, posso enviar o paper "The Returning City: Historic Preservation and Transit in the Age of Civic Revival", que trata do papel do t.o.d. na preservação de centros históricos.

Na Europa essa tendência está mais do que bem articulada como uma proteção não apenas das cidades históricas, mas também do caráter tradicional da área rural à sua volta contra a suburbanização. Há grupos muito fortes que conseguiram institucionalizar políticas nessa direção, como A Vision of Europe (http://www.avoe.org), o Conselho Europeu dos Urbanistas (http://www.ceu-ectp.org) e o Conselho para o Urbanismo Europeu (http://www.ceunet.org).

Ou seja: enquanto o mundo civilizado já se tocou que construir viadutos e estacionamentos não resolve o problema dos automóveis e que a segregação de usos é uma praga do trânsito, nós aqui continuamos a aplicar o receituário modernista dos anos 50 e 60... Depois ficam querendo resolver os problemas dos centros históricos sem resolver a questão do transporte na região urbana como um todo.

Pedro.


Saia do engarrafamento!