Volta à página inicial Volta à Página Inicial
NovidadesEcovila Tibá e AfinsBibliotecaPessoas que fazem o TibáLinksContatos
O que encalha a vida?

Carta a uma ciclista novata

Viviane,
Sobre atropelamentos, realmente não existem tantas estatísticas assim. Mas veja: sua chance de morrer em um carro é maior do que morrer de câncer. Nem por isso seus pais lhe aconselham a não andar mais de carro, certo? É uma questão de publicidade. Em países com a Holanda, que tem muito mais ciclistas nas ruas, a chance de ter um acidente de bicicleta ainda é menor do que ter um de carro.

Minha opção quando estive aí no Rio foi equipar uma antiga pegeout, uma espécie de caloi 10. Existem calois 10 ótimas, que a turma chama "das antigas japonesas". Se der sorte, pode compar uma por R$150 e dar uma guaribada. Elas chamam pouca atenção dos ladrões e atendem bem ao uso urbano (coloque banco macio e pneu do mais grosso, bem calibrado). A dica da C100 também é legal. Pérola mesmo é arranjar uma Caloi Ceci (que pode colocar marchas), em bom estado!

Eu considero marchas algo importante se seu percurso tiver relevos. Se não, você pode se virar sem. Uma bicicleta estila barra-forte mata bem. Mas não compre daquelas muito vagabundas, não. Bicicleta vagabunda dá dor de cabeça. Peça ajuda a um amigo!

Gosto muito do bagageiro que uso. Pode não ser nada radical, e é pesado, mas acho que vale o quanto pesa. Detesto ficar com as costas suadas. Eu até adaptei uma bolsa para ele, tipo alforge.

O pessoal não curte, mas eu aconselho para-lamas. Quando a chuva é pouca ou quando acabou de chover o ciclista sem para-lamas tem que andar devagarzinho, se não fica com aquela listra nas costas. Quem tem para-lamas, não tem medo de chuva!

Agora, invista no cadeado: não compre dos fininhos, compre um bom. Se for o caso, compre um fininho também, para trancar a roda da frente. Lembre-se que você pode trocar de bicicleta depois, e continuar com seu bom cadeado. Mesmo na Holanda, Alemanha, Suécia ou Noruega os roubos de bicicleta são muito freqüentes! Estacione perto de guaritas, em frente a farmácias (sempre tem as bicicletas dos entregadores junto), em locais iluminados, com gente perto (porteiros, lojistas...). Sempre tranque em algo fixo (poste, cerca...).

Escrevi, escrevi... te desejo boa sorte! Garanto que vai gostar de se transportar de bicicleta. A cabeça fica mais tranqüila, a saúde melhora, a atenção aumenta... e a cidade agradece! Ande pelo lado direito sempre que possível, sempre na mão e não esqueça dos refletores!

Um CicloAbraço,
Dion

ps: seja gentil com os motoristas grosseiros, e não desanime!


Saia do engarrafamento!